Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desejável e viável criação de pequenos grupos de empresários moçambicanos

Projectos de cooperação entre Moçambique e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento com o objectivo de criar pequenos grupos de empresários moçambicanos é uma possibilidade desejável e viável, defendeu Graça Machel.

Líder do grupo Whatana (do ramo financeiro) e mulher de Nelson Mandela, Graça Machel declarou quarta-feira, durante uma cerimónia no Centro Ismaili de Lisboa, que “é necessário este tipo de cooperação (de desenvolvimento económico) não só para Moçambique, mas para toda a África Austral.” “Não podemos ficar somente em projectos sociais (educação, saúde). Temos de lançar mão de projectos de desenvolvimento económico, como a criação de pequenos grupos de jovens empresários”, disse, acrescentando que “o desenvolvimento dos países africanos depende disso”.

A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento é um grupo de instituições privadas, internacionais, não-confessionais, que opera no sentido de melhorar as condições de vida e o acesso a oportunidades de populações em algumas das regiões mais pobres do mundo em desenvolvimento. A instituição tem uma representação em Lisboa e também actua em vários países, como em Moçambique, com projectos sociais e de desenvolvimento económico sobretudo no Norte moçambicano, uma das regiões mais pobres do país.

Graça Machel está em Portugal a convite da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), com a qual o grupo Whatana assinou recentemente um memorando de entendimento com vista a impulsionar investimentos portugueses na região africana.

A visita de Machel a Portugal terminou na sexta-feira, depois de esta quinta-feira ter participado no encontro “O mercado da África Austral”, organizado pelo AICEP no Hotel Pestana Palace. Viúva do ex-presidente moçambicano Samora Machel, Graça Machel tem-se destacado como activista na defesa dos direitos humanos. No final de 2009 foi galardoada, com o actual marido, por uma organização sueca pelo seu papel junto das crianças.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts