Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

2013 em Retrospectiva: mês de Janeiro

2013 em Retrospectiva: mês de Janeiro

Para o mês de Janeiro em retrospectiva apuramos a obra discográfica Massone que é tida como contributo de Moçambique para a cultura do mundo, o facto de Amstrong admitir doping em entrevista a Oprah Winfrey,  as cheias que voltaram a assolar o país, a tomada de posse dos membros da Comissão Central de Ética Pública, e a violação colectiva na Índia.

Massone: O contributo de Moçambique para a cultura do mundo

Vasculhando-se entre as onze faixas que compõem o Massone, o primeiro trabalho discográfico do célebre baixista moçambicano, Carlos Gove, descobrem-se vestígios da luta dos povos pela liberdade – como foi apanágio dos finais do século XIX. Na essência, o álbum é constituído por uma “world music” – com forte influência da cultura Copi – constituindo, desse modo, o contributo de Moçambique para a herança cultural universal dos homens. Cada música é um ‘workshop’.

Massone é um caminho “para a frente” não somente pela qualidade artística das obras do autor, nem pelo facto de se ter publicado 25 anos depois carreira musical do autor como instrumentista – em inúmeras bandas com enfoque para Ghorwane e Nondje – muito menos por associar quase todos os melhores artistas do país, mas por ser nessa obra, como comenta o crítico de arte Nataniel Ngomane, onde “reside a negação da mesmice e do conformismo do autor, mostrando-nos um Carlitos Gove amadurecido que, mais do que baixista, é compositor, arranjista e intérprete”.

No trabalho discográfico, Moçambique é traduzido em função da junção de vários ritmos – Nfena, Marrabenta, Xigubu com outros géneros da música mundial a partir dos quais a relação do país com o mundo se estabelece.

Amstrong admite doping em entrevista a Oprah Winfrey

Durante uma entrevista com a apresentadora Oprah Winfrey, Lance Armstrong confessou que teria usado substâncias ilegais para melhorar a sua prestação numa corrida de bicicletas, segundo informou o jornal USA Today. Nem Oprah nem Armstrong confirmaram a reportagem na qual o jornal cita fontes anónimas. “Não estamos a confirmar nenhum detalhe específico sobre a entrevista neste momento”, disse um porta-voz do canal OWN, de Oprah, à Reuters.

Armstrong, de 41 anos de idade, sempre negou veementemente o consumo de substâncias “dopantes” e nunca um exame de sangue foi positivo ao longo da sua carreira. Mas uma investigação de uma agência do ramo, nos Estados Unidos de América, apontou- lhe como responsável pelo “mais bem sucedido esquema de doping na história do desporto”. A reportagem sobre a eventual confissão surgiu após Armstrong ter visitado os funcionários da fundação contra o cancro fundada por ele, que enfrentou a doença, para pedir desculpas pelas dificuldades que eles tiveram em consequência do escândalo.

Cheias voltam a assolar o país

Em Janeiro de 2013, as cheias voltaram a matar seres humanos e animais, deixaram milhares de moçambicanos ao relento e destruíram centenas de infra- estruturas sociais e económicas, das quais algumas ainda não foram reconstruídas. Vários distritos ficaram isolados dos outros pontos do país e dezenas de estradas tornaram-se intransitáveis.

Na sequência desse problema, o Conselho de Ministros aprovou, nos meses subsequentes, um decreto que cria o Gabinete para a Implementação do Programa de Emergência para a Reconstrução e Reabilitação de Estradas e Pontes, no período pós-cheias, e a Assembleia da República aprovou um Orçamento Rectificativo, também, para a reconstrução dos empreendimentos danificados pelas enxurradas.

Entretanto, dentre outras infra-estruturas vitais para a circulação de pessoas e bens, a ponte de Chicumbane, na província de Gaza, ainda não beneficiou de nenhuma obra de reparação. Para atravessar aquela via todo o cuidado pode ser pouco e nas condições em que se encontra, neste momento, não é difícil imaginar o que vai acontecer nesta época chuvosa.

Aliás, além de várias infra-estruturas destruídas pelas inundações deste ano, 122 mil pessoas afectadas pelas cheias resultantes do transbordo do vale do Zambeze, na época chuvosa 2006/7, ainda aguardam pelo reassentamento e, neste momento, elas vivem em tendas ou casas improvisadas e de construção precária, devido à falta de fundos, pese embora já existam talhões para a reedificação das habitações destruídas, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

Tomada de posse dos membros da Comissão Central de Ética Pública

Tomaram posse em Janeiro os membros da primeira Comissão Central de Ética Pública do país, responsável pela prevenção, investigação, fiscalização e denúncia de situações de conflito de interesses, sobretudo as que se referem a funcionários que auferem salário em mais de uma instituição pública

. Trata-se de Jamisse Taímo, antigo presidente da Comissão Nacional de Eleições, docente e antigo reitor do Instituto Superior de Relações Internacionais; Carlos Machili, antigo reitor da Universidade Pedagógica e presidente do Instituto Nacional de Energia Atómica; Joaquim Magibire, deputado e professor de matemática e física, Rafael Sebastião, antigo Procurador-Geral Adjunto, David Zefanias Sibambo, juiz-conselheiro do Tribunal Administrativo, Sinai Nhatitima, antigo Procurador-Geral da República, Adriano Silvestre Sênvane, antigo director nacional adjunto de Geologia, Mário Evaristo Salomão e Elsa Roia Alfaia.

Este órgão tem como atribuições administrar o sistema de conflitos estabelecido na lei, estabelecer regras, procedimentos e mecanismos que tenham, em vista prevenir ou impedir eventuais conflitos de interesses, avaliar e fiscalizar a ocorrência de situações que configurem conflito de interesses e determinar medidas apropriadas para a sua prevenção e eliminação, incluindo a apresentação de queixas ou participação junto ao Ministério Público.

Violação colectiva na Índia

No mês de Janeiro, a Polícia indiana informou que deteve seis homens depois de terem violado uma passageira de um autocarro no norte do país. O caso aconteceu poucas semanas depois de uma outra violação colectiva ter indignado o país e levado a várias manifestações, na sequência da morte da mulher na face aos ferimentos infligidos. A vítima era uma mulher de 29 anos de idade que viajava no mesmo autocarro que os detidos, a fim de visitar alguns familiares, tendo sido raptada e levada numa mota para uma casa em Gurdaspur, na província de Punjab.

Os seis homens, incluindo o condutor do autocarro, violaram-na repetidamente e depois abandonaram-na perto da localidade onde vivem os familiares que ia visitar. A Polícia adiantou também que havia um sétimo suspeito que a terá continuado a violar durante a noite e que estava a ser procurado pelas autoridades. Quanto à extensão dos ferimentos provocados pelas violações, a Polícia disse que a vítima ainda estava a ser submetida a exames.

A sucessão de casos de violação acordou o país para este problema. Têm-se, por isso, sucedido protestos para apelar às autoridades a fim de que sejam mais vigilantes e sensíveis perante o aumento dos crimes sexuais contra as mulheres.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!