Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Só 10% de empresas a operar no Parque de Beluluane são de capital nacional

Apenas 10% de 31 empresas instaladas no Parque Industrial de Beluluane, província do Maputo, são de capital maioritariamente moçambicano e os remanescentes 90% são de capital estrangeiro. A situação é reflexo da falta de apoio financeiro, material e humano e ainda de um maior envolvimento das empresas no associativismo empresarial para este “insuflar algum oxigénio para mudar o cenário”, segundo a Associação Industrial de Moçambique (AIMO).

 

 

As autoridades públicas moçambicanas com responsabilidade sobre o sector encontram-se ainda longe de estimular mudanças em favor de uma indústria credibilizada devido à escassez dos respectivos serviços “e os que existem são fornecidos a custos incomportáveis para o tecido industrial dominado pelas pequenas e médias empresas”, aponta ainda a AIMO em documento seu sobre a competitividade industrial em Moçambique.

Como recomendações, a OIMO indica que se deve apoiar o desenvolvimento do mercado de qualidade, através do estímulo para entrada de operadores públicos e privados internacionais e remover factores de ambiente de negócios que desencorajam o investimento em qualidade, incluindo o estabelecimento de uma unidade independente de auditoria aos serviços públicos, liderado pelo sector privado e tendo em vista encorajar reformas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!