Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zuma procura ultrapassar impasse no Zimbabwe

O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, espera visitar, esta semana, o Zimbabwe, nos esforços tendentes a ultrapassar o impasse que se verifica na implementação do acordo geral sobre o governo de unidade nacional.

 

 

O governo de unidade nacional no Zimbabwe tem vindo a enfrentar uma série de problemas, incluindo a questão da nomeação de altos funcionários, com o “Movimento para Mudanças Democráticas” (MDC), na oposição, a acusar o Presidente Robert Mugabe de violar o entendimento.

A visita de Zuma ao Zimbabwe surge pouco depois da troika da “Comunidade de Desenvolvimento da África Austral” (SADC), que integra Moçambique, África do Sul e Zâmbia, não se ter reunido para discutir o problema zimbabweano.

A reunião devia ocorrer, no último fim-de-semana em Gaberone, capital do Botswana, a margem da inauguração da nova sede deste bloco regional.

O Secretario Executivo da SADC, o moçambicano Tomaz Salomão, disse a jornalistas que Zuma é esperado em Harare, a capital do Zimbabwe, para continuar com os esforços de mediação.

Depois da troika não se ter reunido, segundo Salomão, concluiu-se que o líder sul-africano deverá deslocar-se a Harare para encontros com o seu homólogo zimbabweano e outros dirigentes locais, incluindo o Primeiro-Ministro, Morgan Tsvangirai.

Salomão informou que depois da visita, Zuma deverá recomendar a troika para que decida a data da próxima reunião.

Entretanto, de Harare, o porta-voz do MDC, Sibanengi Dube, expressou a sua satisfação pela visita de Zuma, sublinhando que a SADC acabará por resolver a questão zimbabweana, mesmo que Mugabe não respeite a organização.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts