A seleção do Brasil disputará contra o Zimbábwe um amistoso de preparação para a Copa do Mundo da África do Sul, anunciou o governo do país africano. “Está confirmado que o Brasil jogará contra o Zimbábwe a 2 de junho em Harare”, declarou o ministro do Turismo zimbabweano, Walter Mzembi, numa entrevista coletiva.
“É o resultado da busca do objetivo número um, que era fazer vir uma equipe atrativa para jogar no Zimbábwe”, completou o ministro. A seleção brasileira desembarcou esta quinta-feira em Johannesburgo para iniciar os treinamentos para a Copa, na qual buscará o hexacampeonato.
De acordo com fontes governamentais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pediu 1,8 milhão de dólares para jogar no Zimbábwe, uma quantia que os organizadores da partida conseguiram em associação com a gigante da indústria da platina Zimplats, com o Banco Comercial do Zimbábwe e a operadora de telefonia Netone. “Sim está correto. O acordo está assinado e estamos contentes com isto”, declarou Paul Leisegans, representante da Kentaro, a agência de marketing desportivo do Brasil.
“Tivemos que alcançar um preço e estamos felizes com ele. O governo do Zimbábwe está feliz. O acordo está 100% confirmado”, completou. A seleção chegará na terça-feira ao Zimbábue, segundo Leisegans.
O Brasil está no grupo G da Copa, considerado por alguns a chave da morte, ao lado de Costa do Marfim, Portugal e Coreia do Norte.
O Zimbábwe é governado desde 1980 por Robert Mugabe, muito criticado pela comunidade internacional e pelas associações de defesa dos direitos humanos.