Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zimbabuè paga sua dívida ao Banco Mundial

O Zimbabuè, que em Julho de 2009 chegou a registar o índice anual record da hiper-inflação de 231 milhões porcento (231.000.000%), já está a pagar a sua dívida contraída junto do Banco Mundial (BIRD), segundo Robert Zoellick, presidente daquela instituição financeira que se prepara para conceder um outro financiamento ao país de Robert Mugabe.

Também o banco central zimbaueano já está a proceder a uma série de medidas reorganizativas impostas por instituições financeiras internacionais e por países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e ocidentais, visando a contenção da hiper-inflação que, em Junho de 2009. atingiu a fasquia de 11,2 milhões porcento (11.200,000%).

“Estamos contentes com os resultados reorganizativos que se registam na economia zimbabueana que já permitem que o pais liquide a sua divida ao Banco Mundial”, salientou Zoellick, respondendo a uma pergunta dos jornalistas daquele país que queriam saber o pensamento do presidente do BIRD sobre a actual situação económico/ financeira do Zimbabuè.

Posição da SADC A economia do Zimbabuè está arruinada por uma inflação fora de controlo, taxa de desemprego próxima dos 80% e uma série de carências básicas, para além de aproximadamente 80% da sua população estar a viver abaixo do patamar de pobreza, segundo o jornal The Herald, de maior circulação naquele país vizinho.

Para tentar travar o aumento dos preços, as autoridades locais multiplicaram em vão as medidas económicas, entre elas a desvalorização da moeda e o lançamento de novas notas, com o corte de dez zeros, isto depois do Banco Central do Zimbabuè ter lançado uma nota de 100 biliões de dólares zimbabueanos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!