Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zâmbia vai alargar exportação de cobre através do Porto de Nacala

A Zâmbia acaba de manifestar ao Governo moçambicano o interesse de passar a usar o Porto da Nacala, na província nortenha de Nam- pula, para exportar o cobre roduzido naquele país do interland.

Actualmente, a Zâmbia exorta cobre através do Porto da Beira, na província central de Sofala, e o recurso ao porto de Nacala visa fazer face ao crescente aumento da produção do minério naquele país da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), segundo Alexandre Manjate, director para as regi- ões de África e Médio Oriente no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC).

A Zâmbia é tida como uma das maiores produtoras mun- diais de cobre e, devido à crescente modernização das principais infra-estruturas portuárias nacionais, “Moçambique surge como um dos principais beneficiários das recentes descobertas de importantes reservas do mineral naquele país”, frisou o diplomata moçambicano.

Manjate falava esta, Qarta-feira, à margem da 15a Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Cooperação entre Moçambique e Zâmbia que termina esta Quinta-feira, em Maputo.

Durante o encontro de dois dias, os governos dos dois países avaliam o estágio de cooperação e amizade existentes entre estes dois países da África Austral.

A delegação moçambicana é chefiada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, enquanto a Zâmbia pelo titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, Effron Lungu.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!