O contrato de exploração turística das ilhas Casuarina e Epidendron, na província central da Zambézia, será assinado na primeira semana de Dezembro próximo.
Segundo o Instituto Nacional de Turismo (NATUR), já foi apurada a empresa que vai explorar as ilhas, porém, não revela o nome. A empresa apurada vai explorar uma área total de 70 hectares, dos quais 30 hectares na ilha Casuarina e 40 hectares na Epidendron.
Nessas áreas serão construídos 18 pavilhões com um total de 280 quartos, 15 vilas de luxo com 120 quartos e demais instalações existentes num empreendimento turístico.
Para o INATUR, citado pela agência de noticias “Macauhub”, o projecto vai permitir aumentar o número de empreendimentos turísticos de qualidade no país, ao mesmo tempo que vai impor uma nova dinâmica à região, quer a nível económico quer a nível social.
O concurso para a exploração das ilhas realizou-se no âmbito da materialização e execução de uma das fases do “Programa Âncora de Investimento em Turismo”.
O programa tem por objectivo estimular o crescimento e o investimento no sector do turismo nas regiões de Inhassoro, na província de Inhambane, reserva de Gilé, na província da Zambézia, ilhas Casuarina e Epidendron, também na província da Zambézia, ilhas Crusse e Jamali na província de Nampula, e a Reserva Especial de Maputo, na província com o mesmo nome.