Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhocas da semana: Polícia; Carlos Mesquita; Presidente Nyusi

Xiconhocas da semana: Lizha James; Atanásio M’Tumuke; Standard Bank

Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:

Polícia

A Polícia da República de Moçambique (PRM) é o exemplo acabado de Xiconhoca da pior espécie. A Polícia moçambicana tem vindo a violar sistematicamente os direitos humanos. No lugar de garantir a segurança pública e proteger os cidadãos, a corporação tem estado a defender interesses pessoais de figuras ligadas ao partido Frelimo. A título de exemplo, numa acção policial que visava defender as minas de rubi cujo um dos proprietários é o general Pachinuapa, a PRM usou a força para deter alguns indivíduos. Se usasse a mesma força para defender os moçambicanos, certamente seríamos um país ideal.

Carlos Mesquita

O ministro dos Transportes e Comunicação, Carlos Mesquita, continua em lumbe brando a estuprar Lei da Probidade Pública, diante do silêncio cúmplice da justiça moçambicano. Além dos seus inúmeros negócios com o Estado no sector de transportes e comunicação que têm beneficiado da sua influência como ministro do pelouro, Mesquita, mais uma vez, usando a sua posição, viu a sua empresa ser atribuída, por ajuste directo, um negócio pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC). Quanta falta de escrúpulo!

Presidente Nyusi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, é um exemplo claro de um Chefe de Estado desnorteado. Exemplo disso é que o PR gazetou a abertura do ano judicial. O acto solene, que ocorreu no passado dia 01 de Março, devia contar com a presença do mais alto Magistrado da Nação, mas por alguma carga de água Nyusi enviou o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, para o representar. Este, por sua vez, entrou mudo e saiu calado.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!