Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhocas da semana: Ernesto Gove; Polícia; Setina Titosse

Xiconhocas da semana: Lizha James; Atanásio M’Tumuke; Standard Bank

Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:

Ernesto Gove

O antigo Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, é também um dos indivíduos que deve ser responsabilizado pleas dívidas ilegais contraídas pelo Governo da Frelimo. O relatório final e integral Kroll confirma que o Xiconhoca, na qualidade do dirigente do banco central, não só estava a par dos empréstimos contraídos pela Proindicus, EMATUM e MAM, mas também abonou o então ministro das Finanças, Manuel Chang, para empurrar o país para um situação deveras lastimável sob ponto de vista económico.

Polícia

A Polícia da República de Moçambique (PRM) continua a ser um perigo para os cidadãos moçambicanos e não só. Quase todos os dias, há registos de casos de criminalidade envolvendo a polícia moçambicana. O caso mais recente tem a ver com o agente que disparou mortalmente para um jovem de 28 anos de idade, cuja identidade não foi possível apurar, na cidade de Quelimane, província da Zambézia. Tem sido recorrente esse tipo de situações envolvendo os membros de uma entidade que tem como função garantir a segurança e a ordem públicas e combater infracções à lei, o que demonstra de certa maneira o despreparo.

Setina Titosse

A antiga Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), Setina Titosse, e a sua corja de abutres composta por 27 indivíduos, entre amigos e familiares, andaram a fazer do FDA a sua poedeira. A ex-PCA da FDA e seus os pares apoderaram-se de forma fraudulenta de 170 milhões de meticais, recorrendo-se a 10 empresas, das quais uma espanhola, para canalizar uma parte dos fundos roubados, sem mencionar o pagamento indevido de bónus milionários. O mais caricato é que, diante de todas as provas, a Xiconhoca insiste em dizer que é inocente.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!