Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhocas da semana: Alunos cabuladores; Shoprite; Médicos do Hospital Provincial de Gaza

Xiconhocas da semana: Lizha James; Atanásio M’Tumuke; Standard Bank

Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:

Alunos cabuladores

É vergonhoso o que assistimos no nosso sistema de ensino. Os resultados dos exames normais e de segunda época mostraram o quão é preocupante a ignorância dos estudantes cuja única coisa que sabem fazer com esmero é cabular. O pior não foi as reprovações em massa, mas a atitude de grupo de alunos que incendeiou a Escola Secundária Heróis Moçambicanos, em Maputo, tendo destruído equipamentos informáticos, para além de mobiliário de escritório da Direcção Pedagógica. Na verdade, essa atitude é o reflexo da podridão do nosso sistema de Educação que a cada dia se apresenta desestruturado.

Shoprite

Já é sabido que a rede de supermercados Shoprite é campeã na venda produtos de primeira necessidade fora do prazo e a preços especulativos, sobretudo quando se aproxima a quadra festiva. Na cidade de Nampula, aquele supermercado  foi novamente surpreendido pela Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) a comercializar bens não apropriados para o consumo humano. O mais intrigante é o silêncio cúmplice das autoridades competentes. Aliás, lembrem-se de que recentemente o Presidente da República, Filipe Nyusi, visitou aquele estabelecimento comercial, tendo tecido rasgados elogios.

Médicos do Hospital Provincial de Gaza

Já lá vai o tempo em que os médicos eram indivíduos preocupados com a saúde dos seus pacientes. Tempo esse em que eles dedicavam-se ao trabalho, com devoção e muito profissionalismo. Presentemente, não se pode dizer o mesmo, sobretudo quando se fala de médicos afectos ao Hospital Provincial de Gaza. Esse grupo de médicos está a transformar aquela unidade sanitária no seu covil de negócios, aproveitando-se dos meios do Estado para atender os seus pacientes. É uma vergonha para o nosso sistema de Saúde que já é precário. Xiconhocas!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!