Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

WORLD PRESS de volta a Maputo

A Embaixada do Reino dos Países Baixos em Maputo traz pelo terceiro ano consecutivo a Exposição da World Press Photo a Moçambique. Esta exposição pode ser vista a partir do dia 3 a 22 de Outubro de 2009 na Fortaleza em Maputo. Esta exposição itinerante resulta de um concurso anual de fotojornalismo.

A abertura oficial será feita pelo Sr. Frans Bijvoet, Embaixador do Reino dos Países Baixos em Moçambique. A exposição anual é exibida em cerca de 100 lugares em todo o mundo. A mostra deste ano contém 196 fotografias. É um espectáculo público anual para fotojornalismo contendo a fotografi a vencedora do ano, juntamente com imagens vencedoras de cada uma das dez categorias.

A alta qualidade de fotojornalismo envolvido é considerado como estabelecimento do padrão neste campo. Anualmente, um júri internacional e independente constituído de treze membros, avalia as entradas nas 10 categorias diferentes, submetidas por fotojornalistas, agências, jornais e revistas de todos os cantos do mundo. A competição deste ano atraiu mais de 5,508 fotógrafos de 124 países.

No total 96,268 imagens deram entrada para o concurso. Este ano o júri seleccionou uma imagem a preto e branco do fotógrafo Americano Anthony Suau como a fotografi a vencedora da World Press Photo.

O tema é a crise financeira mundial. A imagem mostra um polícia armado do Departamento de Xerife do Condado de Cuyahoga a revistar uma casa em Cleveland, Ohio, após a evacuação como resultado de falta de pagamento das prestações bancárias. Os polícias têm de se assegurar que a casa está livre de armas e que os residentes já a abandonaram. A fotografia vencedora, tirada em Março de 2008, integrase numa história publicada na revista Times.

A história fotográfica completa ganhou o segundo prémio na categoria de Vida Quotidiana deste concurso. A World Press Photo é uma organização independente e sem fins lucrativos. Os seus escritórios são em Amesterdão, onde a World Press Photo foi fundada em 1955. O seu principal objectivo é dar apoio e promover internacionalmente o trabalho de jornalistas fotográfi cos profi ssionais.

Ao longo dos anos a World Press Photo tem evoluído para uma plataforma independente para fotojornalismo e a troca de informação gratuita.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!