Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

What is Serious Times?

What is Serious Times?

Ainda que pensemos que a resposta nos remete ao resultado que se obtém da combinação entre muito amor, muita paz e muita harmonia – como o africano Ras Haitrm, maestro do Reggae, tem estado continuamente a pregar – acreditamos que a melhor resposta para esta pergunta só pode ser elaborada por si. O que é facto é que Serious Time é o título do seu novo trabalho discográfico, que associa artistas moçambicanos e brasileiros.

Ras Haitrm dispensa qualquer tipo de apresentação: multi-instrumentista autodidacta, cantor, compositor e intérprete, de origem moçambicana, cria músicas que difundem a Lei de Deus e o caminho recto – os fundamentos da cultura Rastafari. Não é por acaso que as suas criações carregam mensagens de união, respeito, paz e não-violência.

Serious Times, o seu novo álbum, com 11 faixas musicais, resulta de um intercâmbio entre Haitrm e os reggaemen brasileiros Pedro Pedrada – baixista veterano na banda carioca Ponto de Equilíbrio – e Raphael Bergold (Rapha B.) Sabe-se, porém, que tal conexão começou em 2001, quando Ras Haitrm fez a sua primeira visita ao Brasil, onde actuou em 15 casas de show diferentes, acompanhado da banda paulistana Ambulantes e Guerreiros de Sião.

A partir daí, como narram os brasileiros, Ras Haitrm e o seu colectivo moçambicano – a banda Word Sound and Power – “vêm criando verdadeiros laços de desenvolvimento com colectivos e militantes de outros países, buscando aprimorar e fortificar mais uma ponte cultural entre África e o mundo”.

Além do mais, o projecto de intercâmbio intitulado Zion Bridge, criado depois do lançamento do álbum com o mesmo nome, em 2012 no Cine Joia – SP, com a banda paulistana Guerreiros de Sião, tem estado a gerar bons resultados. É que, com efeito, “músicas contemporâneas de artistas de reggae brasileiros começaram a aparecer nas grandes rádios moçambicanas que já expõem obras de personalidades como Dada Yute, Priest Tiger, Jah I Ras, Ambulantes, Daniel Profeta, Zebulon Fyah, Zeba Bush, Solano Jacob, Leões de Israel, Kes Ricardo Red Lion, Mutamam, incluindo criações clássicas da banda Ponto de Equilíbrio”.

Com o teaser oficial já disponível na Internet, o novo trabalho discográfico de Ras Haitrm, Serious Times, será publicado em parceria entre as três produtoras que se envolveram na sua produção: a moçambicana Word Sound and Power e as brasileiras Jungle Reff e Pedradas Records a fim de fortalecer a ponte artístico-cultural que existe no seio de Moçambique e Brasil. De todos os modos, a venda de shows está agendada para Abril, Maio, Junho e Julho.

Neste sentido, a Jungle Reff, a promotora brasileira de música, desporto e cultura, localizada em Paraty, no Rio de Janeiro, é que realizará a publicação do álbum Serious Times, produzindo a digressão do artista moçambicano no Brasil. Sabe-se, no entanto, que o pré-lançamento do trabalho discográfico em referência terá lugar na Casa da Cultura local, um evento que contará com a presença de reggaemen locais – Monkey Jhayam e Nissin do Oriente, as suas participações especiais no disco.

Projectos com o Brasil

No contexto das suas actividades, a partir das quais também se criaram as relações entre Moçambique e Brasil, com enfoque para o projecto Zion Bridge, a Word Sound and Power, liderada por Ras Haitrm e a Jungle Reff, dirigida por Raphael Bergold, desencadeiam uma série de actividades com impacto em ambos os países. Individualmente, em Maputo, a produtora da Haitrm – Word Sound and Power – edificou a Black Records, um estúdio que, servindo de base para a realização de ensaios das bandas Reggae da cidade, promovendo novos talentos nas suas primeiras gravações, tem estado a dar sinais de desenvolvimento que contribuem para a consolidação da cultura Rastafari.

Actuando na mesma área, actualmente, a produtora brasileira Jungle Reff possui uma grande família de activistas voluntários que dedicam a sua vida a uma construção colectiva, “mostrando que para se viver não é preciso pensar nos fins lucrativos mas sim nos fins colectivos”. Um ponto comum, entre ambos os grupos, o, moçambicano e o brasileiro, é que todos actuam a favor do bem-estar social e da consciencialização promovendo eventos que “acontecem, prioritariamente, em bairros periféricos das cidades por onde passam, na intenção de inspirar crianças e adolescentes no caminho do bem, da arte, do desporto e da cultura”.

Como corolário dessa relação, Ras Haitrm vai participar em aulas de surf no Projecto Liberdade de Surfar, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, uma iniciativa apoiada pela Jungle Reff. “Dulmar Simões, coordenador do projecto e professor de surf, dará as primeiras instruções, apresentando ao Jahman uma nova relação com o mar”. Por outro lado, após o lançamento do álbum, o consórcio prevê o retorno com acções da Jungle Reff em Moçambique, “com a realização de aulas de surf para crianças e adolescentes, organização de campeonato local, gravação e suporte de produção para novos talentos do Reggae no país”.

Haile Selassie Reggae

O que é mais importante ainda, de acordo com a equipa brasileira, “para que todos pudessem acompanhar os passos do colectivo, criámos um programa audiovisual apresentado por Ras Haitrm – “Haile Silassie Reggae” – uma iniciativa, essencialmente, africana que traz ao público um material autêntico sobre a comunidade Rastafari de Moçambique e ao redor do mundo”.

O programa Haile Selassie Reggae será exibido periodicamente devendo apresentar músicas de diversas ramificações do original roots rock reggae, como o dancehall, newroots e nyabinghi. Todavia, o assunto principal é a Lei de Deus, a vénia central África e a trilha sonora Reggae Music. Por essa razão, afirmam os artistas, “através do ponto de vista Rastafari, vamos estudar esse mundo de outras maneiras: educativo, contemporâneo, musical e reflexivo”.

Para mais informações sobre Ras Haitrm, o álbum Serious Time, incluindo essa conexão com o Brasil, visite as páginas

http://www.junglereef. com.br/ras-haitrm/ e https://www.youtube.com/user/brucecarosini.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!