A Bolsa de Nova York fechou em forte alta nesta quarta-feira, num mercado mais otimista para a economia depois da divulgação dos números do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e dos comentários do Federal Reserve (Fed): o Dow Jones ganhou 2,11% e o Nasdaq 2,28%.
Após duas sessões em baixa, o Dow Jones Industrial Average ganhou 168,78 pontos, a 8.185,73, e o Nasdaq 38,13 pontos, a 1.711,94. O índice ampliado Standard & Poor’s 500 subiu 2,16% (18,48 pontos), a 873,64 unidades. “Os investidores parecem estar dizendo que o primeiro trimestre foi ruim, mas que podemos antecipar uma recuperação para o terceiro ou o quarto trimestre”, comentou Hugh Johnson, do Johnson Illington Advisors.
De acordo com uma primeira estimativa, o PIB dos Estados Unidos sofreu uma contração de 6,1% no primeiro trimestre deste ano, superior às previsões dos analistas, que apostavam numa queda de 4,7%. Porém, “as pessoas analisaram os números em detalhes, e perceberam que o consumo está de volta e que o PIB foi abalado pela queda dos estoques das empresas”, explicou Art Hogan, da Jefferies.
As despesas relacionadas ao consumo, que representam os dois terços da atividade econômica americana, aumentaram depois de dois trimestres em baixa, e a queda dos estoques permite prever um aumento futuro da produção. “Além disso, o Fed elevou suas perspectivas econômicas”, acrescentou Hogan.
O Fed considerou que as perspectivas econômicas dos Estados Unidos “melhoraram um pouco” desde março, destacando “sinais de estabilização” nas despesas dos americanos. O mercado das obrigações fechou em baixa.
O rendimento dos bônus do Tesouro de 10 anos avançou para 3,096% contra 3,002% na noite de terça-feira, e o de 30 anos para 4,026%, contra 3,955% na véspera.