Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Waka Waka – Marchem que é o momento de África

Waka Waka – Marchem que é o momento de África

Unir um dos grupos de maior sucesso da Àfrica do Sul, os Freshlyground, e uma estrela internacional, Shakira, foi a receita dos organizadores do Campeonato do Mundo de 2010 na escolha da canção que é o hino oficial do evento. A música é cantada pela colombiana Shakira, intitula-se Waka Waka (This Time for Africa), apela à união dos povos africanos para juntos marcharem e mostrarem ao mundo um continente que mudou para melhor.

O refrão, que é inspirado numa famosa música camaronesa do grupo Golden Voices, repete que este o momento da Àfrica mostrar-se ao mundo. A africanidade do tema é interpretada pelos Freshlyground – uma banda de afro fusion que integra músicos sul africanos, um moçambicano e um zimbabweano – e está bem patente na interpretação dos instrumentos, nas batidas, na linha do baixo, nas guitarras, e em todo espírito da musica.

Júlio “Gugs” Sigaúque, o moçambicano da guitarra acústica, contou @Verdade que em Fevereiro estavam em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, a trabalhar no mais recente àlbum da banda, “Radio Africa” e por coincidência o produtor de “Waka Waka” estava no mesmo edifício, a trabalhar aquele que viria a ser o tema oficial do Mundial de 2010, e pediu-lhes para darem um toque africano ao tema.

“A banda fez um improviso no momemto e Zolani Mahola, a líder da banda, escreveu um belo verso em “Xhosa”, a língua nativa dela, que o produtor adorou. Um mês depois quando regressamos a Cidade do Cabo recebemos a notícia que a FIFA havia escolhido a música como o hino do Campeonato do Mundo de futebol” acrescenta Sigaúque. “Gugs”, como é carinhosamente apelidado, conta ainda que “em Abril, eu, Zolani e Kyla viajamos para Los Angels, nos Estados Unidos da América, onde participamos nas filmagens do videoclip da música, o primeiro videoclip em 3D da historia da humanidade, e aí encontraram a cantora colombiana Shakira que expressou muita emoção pela nossa colaboração”.

Segundo Sigaúque o video vai ser lançado ainda este mês. Zolani Mahola afirma que a banda “está muito satisfeita de ter colaborado com Shakira e especialmente porque nós sentimos que a música capta o espírito e a energia da Copa do Mundo Africana. Temos certeza de que a canção vai inspirar pessoas ao redor do mundo para celebrar o encontro das nações no lugar onde a humanidade começou. Aqui na África”.

O tema tem também uma versão em espanhol (Waka Waka (Esto es Africa)), e todo o lucro obtido com a venda dos discos destina-se ao programa da Fifa “20 centros para 2010”, que segundo a entidade tem o objetivo de “promover uma mudança social positiva por meio do futebol com a construção de 20 centros de ‘Futebol pela Esperança’ em comunidades carentes na África pela saúde pública e educação”.

Relembre as músicas oficiais de outros Mundiais

Em 1990, na Itália, antes do jogo de abertura, entre a então atual campeã Argentina e a surpresa Camarões, o estádio e o mundo foram embalados por Un’estate italiana, interpretada pelos cantores Edoardo Bennato e Gianna Nannini.

No Mundial seguinte, nos Estados Unidos da América, a estrela musical do evento continuou sendo da mesma nacionalidade da sede e o cantor americano Daryl Hall dividiu espaço com o trio vocal Sounds of Blackness na esperançosa Gloryland. O clima mudou na França, em 1998.

Muito mais animada a La Copa de La Vida, tem letra relacionada diretamente ao desporto e foi interpretada pelo porto riquenho Ricky Martin.

A Copa da Coréia do Sul e no Japão começou com Boom, da cantora americana Anastácia. Mais uma canção com tema esperançoso celebrou o inicio da Copa do Mundo em 2006.

O quarteto Ill Divo e a cantora Toni Braxton uniram-se em Time of Our Lives, cantada no estádio de Munique, antes do jogo entre a anfitriã Alemanha contra a fraca Costa Rica.

Em 2010, o clima latino volta a ser destaque com a colombiana Shakira e Waka Waka. Ela divide a música com o grupo com a banda sul-africana Freshlyground. Eles apresentam a nova música na partida de abertura entre África do Sul e México.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!