Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vulcão Etna registra as erupções mais intensas dos últimos 20 anos

O vulcão Etna, na ilha italiana da Sicília, registou nas últimas horas as erupções mais fortes das últimas duas décadas, informou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália.

A actividade de quinta e sexta-feira na cratera Vorágine se caracteriza “por estar entre as mais potentes do Etna das últimas duas décadas”, declarou o INGV.

“Na manhã de 4 de Dezembro, a intensidade das explosões cresceu progressivamente culminando, em torno das 10h (horário local) com formação de fontes de lava e de uma coluna eruptiva de magma, cinzas e gás que se elevou verticalmente por pelo menos sete quilómetros”, acrescentou.

O INGV lembrou que a cratera Vorágine registou duas erupções “particularmente intensas” em 22 de Julho de 1998 e em 4 de Setembro de 1999, “com características semelhantes as das duas ocorridas em Dezembro de 2015”.

De acordo com o organismo, as análises das amostras obtidas do material expulso pelo Etna servirão para definir nos próximos dias “as características e para definir com precisão as dinâmicas eruptivas destes dois eventos”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!