A Vodacom Moçambique, a segunda operadora de telefonia móvel do país, anunciou o investimento de 15,2 milhões de dólares em promoções visando beneficiar os seus clientes como recompensa pelos danos causados na sequência da avaria “grossa” da central da sua rede nacional, na semana passada. Na sequência desta avaria técnica, os clientes desta empresa ficaram quase dois dias sem efectuar qualquer forma de comunicação. “Como resposta à lealdade e fidelidade demonstrada pelos seus estimados clientes, a Vodacom, além de regularizar os benefícios das recargas promocionais, oferece aos actuais clientes do serviço pré-pago minutos grátis no valor de 200 Meticais (7,2 dólares), a serem usados na rede Vodacom até ao final de Outubro”,
indica o comunicado de imprensa desta empresa recebido pela AIM. “Para beneficiar desta promoção”, acrescenta a empresa, “os clientes deverão proceder ao uso de recargas de qualquer valor a partir das Zero horas de domingo até as 23.59 horas de segunda-feira. Aos actuais clientes do serviço pós-pago, será oferecido um desconto de 30 por cento na próxima subscrição mensal”.
A avaria da Vodacom surgiu quando uma equipa técnica realizava uma manutenção de rotina na rede da empresa, tendo se verificado uma anomalia dos sistemas de energia que alimentam a central telefónica. os técnico tentaram reactivar a central telefónica vezes sem conta, mas o seu esforço foi em vão porque havia se registado uma “corrupção dos ficheiros na base de dados”.
Para reparar esse problema, a Vodacom teve que mobilizar um grupo de técnicos da Africa do Sul que vieram trabalhar conjuntamente com os seus pares moçambicanos. Entretanto, a solução do problema passou pela instalação de uma nova central telefónica. Neste momento, a empresa diz estar completamente restabelecida a sua rede e está ainda a monitorar a sua qualidade e preparada para reparar quaisquer anomalias capazes de se registar nos próximos dias.