Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Viva 1 de Junho

Celebra-se neste sábado, Um de Junho, o Dia Internacional da Criança. Entretanto, em diversas partes da cidade de Maputo, sobretudo nos estabelecimentos do ensino infantil e primário, os petizes já se preparam para, de forma eufórica, gritar “viva o dia da criança”. A par da efeméride, visitou-se algumas lojas onde se vendem livros, brinquedos, discos entre outros bens para a pequenada, mas apesar das promoções que se fazem, não há muita demanda. A verdade é que dia não passará despercebido.

Desde os anos 50 do século passado que se comemora o Um de Junho como sendo uma ocasião especial para as crianças de todo o mundo. Nesse dia, ao petizes dá-se uma atenção especial, oferecendo-lhes presentes a par da organização de actividades recreativas em que os mesmos são os principais actores.

Por essa razão, na a cidade de Maputo, na maior parte dos estabelecimentos de ensino e culturais, estas festividades serão celebradas entre hoje, 31 de Maio e dois de Junho, no Domingo. Existem, no entanto, organizações vocacionadas em actividades infantis que irão celebrar até 16 de Junho, o Dia da Criança Africana.

Os Pimpolhos

Por seu turno, os Pimpolhos que são uma colectividade artística infantil que, presentemente, conta com cinco trabalhos discográficos – sendo “Os meninos do planeta azul” o último – realizam actividades culturais nalgumas escolas primárias da urbe como, por exemplo, a 7 de Setembro, a Filipe Samuel Magaia, a de Maxaquene e a Khovo. Serão promovidos, amanhã e no domingo, concertos, feiras de venda do disco e livro, sessões de autografo, bem como pequenos concertos. Nas escolas os eventos decorrem até o fim da manhã, enquanto à tarde serão realizadas na feira Popular de Maputo.

Refira-se que nas suas músicas, estas crianças cantam sobre diversos temas alegres para divulgar e promover os seus direitos e deveres. Em jeito de repúdio a estas realidades, os Pimpolhos também cantam sobre o abuso sexual de menores e o tráfico de crianças.

No Domingo, uma parte do grupo (com destaque para a equipa de palhaços) irá promover uma animação cultural na Praia de Tofo, na cidade de Inhambane, ao mesmo tempo que no Centro de Acolhimento de Crianças Órfãs e Vulneráveis de Lhavela, em Maputo, a colectividade fará um evento similar.

 

Mais actividades

No âmbito das mesmas festividades, amanhã, a partir das 11 horas a Livro Aberto que é uma associação de literacia infantil, sem fins lucrativos, que apoia as crianças a descobrirem o fascínio da leitura, realiza uma variedade de actividades culturais no Jardim dos Professores.

No rol incluem-se a leitura de histórias, oficinas de livros e arte, recital de poesia, pintura facial, pula-pula, dança, capoeira, promoção da feira de artesanato, incluindo sorteios e premiação. O ingresso é livre, mas em relação às actividades que serão pagas todo o valor será encaminhado nos projectos de apoios às comunidades desfavorecidas nos bairros da Costa do Sol e Mafalala.

 

Roteiro para Um de Junho

O Que Oferecer?

Uma colecção de literatura e música infantil

Onde Comprar?

Na livraria Minerva Central e no Jardim dos Professores

Porque Comprar?

Os livros são mais acessíveis em virtude das promoções que se fazem.

Quando Comprar?

Entre Abril e Maio que é um intervalo do tempo em que, por causa das feiras de livro que existem, há um barateamento e promoção de livros.

Onde levar a criança

O estimado leitor pode levar a sua criança para a Livraria da Minerva Central, na rua Consiglieri Pedroso na baixa da cidade, à Feira do Artesanato, Flores e Gastronomia de Maputo, na Avenida Mártires da Machava, no Café Acácias, na Avenida Patrice Lumumba próximo à Escola Secundária Josina Machel. Os mesmos irão acolher, entre sábado e domingo, eventos infanto-juvenis.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!