Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vitória de Guebuza confirmada

Vitória de Guebuza confirmada

A esmagadora vitória da Frelimo e de Armando Guebuza foi confirmada pela Comissão Nacional de Eleições que esta tarde anunciou os resultados oficiais. Mas houve duas surpresas.

Primeiro, a Renamo ganhou mais assentos em Niassa e Sofala, comparado com os resultados provinciais e isso veio aparentemente de votos nulos requalificados.

Segundo, a CNE admitiu o problema de haver votos indevidamente invalidados pelos membros das mesas de voto através de marcas de tinta extra. Os números dados esta tarde pela CNE contêm definitivamente alguns erros e nós tentaremos publicar os números exactos mais tarde.

Os resultados da corrida presidencial dados pela CNE foram:

Total de votos 4 406 093

afluência 44,63%

Nulos 199 260 4,52%

Em branco 264 655 6,01%

Dos votos válidos:

Armando Guebuza 2 974 627  correspondentes a 75,46% dos votos

Afonso Dhlakama 650 679 correspondentes a 16, 51% dos votos

Daviz Simango 340 579 correspondentes a 8, 64% dos votos

Ao todo, a CNE reconsiderou 372 633 votos nulos (199 260 presidenciais, 158 396 da Assembleia da República, e 14 977 das assembleias provinciais), num processo que se prolongou até à 1 da manhã de segunda feira.

Não foram dados detalhes, mas históricamente cerca de um terço dos votos considerados nulos nas mesas de voto são aceites como válidos pela CNE e dois terços deles são para a Renamo.

Isto explica provavelmente os dois assentos ganhos pela Renamo na Assembleia da República, comparado com os resultados provinciais. Observamos que, mesmo após a requalificação dos nulos, Armando Guebuza tem menos votos do que os que foram anunciados nos resultados provinciais (2 974 627 comparados com o total das províncias de 2 994 103).

Acreditamos que a CNE excluiu pelo menos algumas assembleias de voto onde houve grosseiro enchimento de urnas. Changara, Tete, em particular, tinha 122 assembleias de voto mas quando a AIM pesquisou a base de dados de resultados no computador, 51 foram aparentemente excluídas, reduzindo assim o voto para Guebuza.

Os assentos para a Assembleia da República e assembleias provinciais são:

Há inconsistências nos números da CNE. A soma dos votos para os três candidatos presidenciais é de 3 965 885, enquanto em outras partes da deliberação o número de votos válidos é citado como sendo 3 942 178. E a percentagem dada pela CNE adiciona mais do que 100%.

Também não fica claro se o número total de 199 260 votos presidenciais nulos são antes ou depois da requalificação. Mais detalhes e análises serão apresentados na edição do Boletim amanhã. Reconhecendo a invalidação Numa enérgica declaração a CNE reconheceu a gravidade da invalidação de boletins de voto por membros das mesas de voto.

A CNE disse que, mais uma vez, confirmou que pessoas agindo de ma fé invalidaram votos, particularmente com marcas de tinta ou cruzes a mais.”Ainda que o número de votos nesta situação não altere o resultado final da eleição, a Comissão Nacional de Eleições repugna, veementemente, essa prática.” e nota que se trata de uma acção ilegal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!