Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Violações sexuais quase duplicaram na quadra festiva em Manica

Os serviços de urgência do Hospital Provincial de Chimoio (HPC), em Manica, Centro de Moçambique, registaram 16 casos de violação sexual de crianças e adolescentes durante a quadra festiva.

As estatísticas do banco de socorros do HPC indicam que os casos registados entre o dia 19 de Dezembro e 5 de Janeiro representam quase o dobro dos registados no período homólogo (2011/12).

“A maioria das vítimas são crianças e adolescentes. Os traumas contraídos incluem escoriações, lacerações e sangramentos ligeiros. Na maioria dos casos, os agressores tinham consumido bebidas alcoólicas”, disse Daniel Chamussora, chefe do banco de socorros do HPC.

Entre as vítimas, disse, estão crianças de três a oito anos de idade, adolescentes dos 13 a 17 anos e três jovens de 18, 22 e 26 anos, todas violadas por pessoas próximas das famílias.

“As vítimas tiveram todo o acompanhamento por um ginecologista e outros especialistas”, explicou Daniel Chamussora, que apelou aos pais para aumentarem a vigilância das crianças e adolescentes “por serem presas fáceis dos agressores”.

Os casos foram registados nos bairros mais problemáticos da região, segundo a Polícia. “Apelamos também às autoridades competentes para punirem com penas pesadas os violadores para desencorajar estes tipos de actos que só semeiam desgraça nas vítimas, porque são ameaçadas para não denunciar, depois de violadas”, disse Daniel Chamussora.

Entretanto, no mesmo período, em Chimoio registaram-se 326 casos de agressões físicas, quase todos causados por excesso de consumo de álcool, quase metade do total da província durante a quadra festiva.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!