Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vinte mil nigerianos fogem dos choques entre cristão e muçulmanos

Os enfrentamentos entre cristãos e muçulmanos na cidade nigeriana de Khos (centro) provocaram, além de 300 mortos em três dias, o deslocamento de 20.000 pessoas e escassez de alimentos e água, denunciaram esta quarta-feira as organizações humanitárias Stefanus Foundation e Cruz Vermelha.

Segundo fontes dos serviços de segurança, os confrontos interreligiosos explodiram devido à construção de uma mesquita no bairro de Nassarawa Gwom, em Khos, de maioria cristã. As autoridades impuseram um toque de recolher. A Nigéria, o país mais povoado da África com 150 milhões de habitantes, sofre com frequentes violências entre muçulmanos do norte e cristãos do sul, especialmente nos Estados do centro e do norte, onde as comunidades religiosas têm dificuldade para coexistir.

A cidade de Khos está situada entre o norte majoritariamente muçulmano e osul cristão. Em novembro de 2008, centenas de pessoas morreram entre dois dias de confrontos entre cristãos e muçulamnos. As fontes oficiais falam de 200 mortos, mas outras fontes acreditam que o número chegou a 400.

No mês passado, pelo menos 70 pessoas morreram em confrontos entre as forças de segurança e membros de uma seita radical islamita no estado de Bauchi (norte). Outra seita, a Boko Haram, que significa “Educação ocidental é um pecado”, iniciou em julho passado uma insurreição no estado de Borno. Cerca de 800 pessoas morreram quando as forças de segurança intervieram para conter os rebeldes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!