Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vice-presidente do Malawi assume poder após a morte de Mutharika

Nova Presidente do Malawi faz remodelações no governo; Corpo de Mutharika continua na RSA

A vice-presidente do Malawi, Joyce Banda, assumiu neste sábado o Governo do país após o falecimento aos 78 anos do presidente Bingu wa Mutharika, e pediu a todos os malawianos que mantenham a calma. “A Constituição prevalece agora”, afirmou Banda em entrevista coletiva em Lilongue, capital do Malawi.

Citada pelo jornal local Nyasa Times, a vice-presidente apresentou as condolências à família de Mutharika e anunciou a convocação de um Conselho de Ministros para organizar o funeral do presidente.

Somente neste sábado, o Executivo de Malawi anunciou oficialmente a morte do presidente Mutharika, 24h depois de médicos e pessoas do Governo confirmarem a notícia à imprensa.

O presidente Mutharika foi transferido na madrugada de sexta-feira para uma clínica de Johanesburgo, onde já chegou sem vida, após dar entrada inconsciente na quinta-feira num hospital de Lilongue, devido a uma paragem cardíaca.

Vários ministros do gabinete de Mutharika procuraram formas, legais e outras ilegais, para evitar a posse de Banda que foi expulsa do partido do governo, a quem corresponde legalmente o poder em caso de morte do presidente.

Partidos da oposição do Malawi e organizações civis demonstraram neste sábado apoio a ordem constitucional e reivindicaram a posse imediata de Banda como presidente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!