Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

SELO: Vias de Circulação, transporte de Pessoas e bens em Moçambique, escrito por Emerson Francisco

Nos últimos dias temos verificado inquietações bem graves ou mesmo um clima de guerra e instabilidade na região centro do nosso belo que até podemos dizer saudoso Moçambique pelos caminhos que ele esta tomando.

Não que olhe essa situação como forma a deixarmos de imputar as responsabilidades das mesmas a quem de direito ( Renamo e Frelimo ) claro, o Povo simples cidadão pacato acaba apanhando em tabela e sofrendo a maior consequência dessa situação e contribuindo muito para o seu maior empobrecimento.

Em vários momentos já me referi a situação e uso de vias alternativas de transporte em Moçambique, pelos estudos e pesquisas que venho fazendo, pude verificar que voltando 10 anos para cá o movimento de carga marítima nos nossos porto caio ( Carga Nacional ), ou mesmo podemos chamar o de inexistente no que se refere a navios de Bandeira nacional a operar em carga e Passageiro a dita e famosa CABOTAGE.

Não que essa seja a maneira de fugir das balas perdidas ou direccionadas nas nossas estradas pois sempre iremos precisar delas para vários fins as estradas claro não as balas, apenas o que me leva a fazer tal reflexão centrasse ao nível dos custos em vários pontos.

• Quantidades

• Preço

• Tempo de entrega

• Disponibilidade de uso e aproveitamento de tais cargas. Não percebo como até hoje apenas vejo projectos, e projectos não chegam a se afirmar. A cabotagem de carga em Moçambique se perdeu, mesmo sendo ela mas barata e viável em muitos aspectos, Porque caros senhores????

Não tenho a resposta, pois está pode estar em alguma secretaria guardada a seu intento e desejo em algum contrato milionário ao nível do transporte rodoviário.

Apenas olhemos as coisas tal como elas são, realmente a via Marítima parece ostentar alguma Burocracia, claro olhemos isso no sentido de nem toda burocracia e negativa, sempre que esta não seja levada ao exagero.

Senhores dirigentes deste Pais, cá fica o meu apelo para a volta da Cabotagem em grande escala.

Emerson Francisco

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!