Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vettel vence GP do Canadá de F1 e encerra jejum em solo americano

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o Grande Prémio do Canadá neste domingo, triunfando pela primeira vez em solo americano na carreira, e ampliou a liderança na classificação geral para 36 pontos.

O alemão de 25 anos não teve grandes dificuldades para chegar à 29ª vitória, recebendo a bandeira xadrez 14 segundos à frente do espanhol Fernando Alonso com o seu Ferrari.

O inglês Lewis Hamilton, que já havia vencido três vezes em Montreal, completou o pódio de campeões terminando em terceiro com a Mercedes, tendo sido ultrapassado por Alonso nas últimas voltas. O companheiro de Vettel, o australiano Mark Webber, foi o quarto, e o alemão Nico Rosberg, vencedor da prova anterior em Mônaco, terminou em quinto.

A vitória de Vettel foi a terceira em sete corridas nesta temporada. Já Alonso saiu da sexta para a segunda posição e assim ultrapassou Kimi Raikkonen na classificação geral, firmando-se na vice-liderança da temporada. O campeão da F1 em 2007, Raikkonen ficou em nono com sua Lotus e igualou o recorde de Michael Schumacher com 24 provas consecutivas na zona de pontuação.

Apesar de dominar a categoria nos últimos anos, Vettel jamais havia vencido no Canadá ou nos Estados Unidos. Ele largou bem na pole position e liderou por quase 70 voltas. A única vez em que o alemão não esteve na liderança foi por um breve período durante a primeira das suas duas paradas no pit stop para troca de pneus.

Antes que completasse metade da prova, Vettel já havia colocado uma volta de diferença em 50 por cento dos pilotos na prova, incluindo Raikonen – na bandeirada final, só cinco outros pilotos terminaram na mesma volta que o tricampeão.

A McLaren não somou pontos, em um circuito em que a equipe já havia vencido quatro vezes nos últimos cinco anos, pela primeira vez em 65 GPs. A Williams também saiu do Canadá com as mãos vazias, apesar do novato finlandês Valtteri Bottas ter iniciado a corrida em terceiro – a escuderia não pontua há oito provas.

Vettel agora soma 132 pontos, à frente de Alonso (96), Raikkonen (88), Hamilton (77) e Webber (69).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts