Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio da Malásia este domingo, registrando a sua segunda vitória de ponta a ponta em duas corridas disputadas na temporada 2011 da Formula 1, na qual defende o título. Jenson Button da McLaren chegou em segundo lugar, à frente de Nick Heidfeld que aproveitou um início brilhante para levar a Renault ao pódio.
“Grande trabalho. No calor, mantivemos nossas cabeças frias. Obrigado,” disse via rádio Vettel aos membros da equipe Red Bull após vencer sua quarta corrida seguida. O colega de equipe de Vettel, Mark Webber, foi bem ao conseguir o quarto lugar após um início mau no qual os dois carros da Red Bull abandonaram o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) no meio da corrida por problemas de confiabilidade.
Numa tarde em que os pneus foram fundamentais e com a ameaça de chuva sempre presente, Vettel fez uma corrida sem falhas na frente e passou pela onda de pit stops com um mínimo de esforço. “Eu acho que ele foi o piloto mais frio aqui hoje — a postura no carro, a forma como ele controlou a corrida, cuidou dos pneus, fez o que precisava quando teve de fazer,” disse o dono da Red Bull, Christian Horner, aos repórteres.
Os Ferraris de Felipe Massa e Fernando Alonso chegaram em quinto e sexto lugares, com Lewis Hamilton terminando em sétimo na outra McLaren após ele e Alonso colidirem quando lutavam pelo terceiro lugar mais cedo.
Os Renaults aproveitaram melhor seu início, com Heidfeld e o russo Vitaly Petrov pressionando e deixando para trás as Ferraris e Webber e ameaçando as McLarens e Red Bulls na frente. Heidfeld chegou em segundo lugar e segurou Hamilton após a primeira troca de pneus, quando uma parada mal-feita o derrubou na classificação e ele lutou no final da corrida para igualar o terceiro lugar de Petrov em Melbourne.
CORRIDA CONFUSA
Uma vez que Hamilton distanciou-se de Heidfeld, o britânico começou a ameaçar a liderança de Vettel, mas duas paradas tardias o fizeram perder a posição para Button, que apesar de ter um carro mais rápido que o seu colega de equipe, jamais foi capaz de ameaçar o líder. “Foi realmente uma corrida confusa de certa forma, entender ou tentar entender os pit stops e se vale poupar ou não os pneus, é complicado,” disse Button said.
Kamui Kobayashi da Sauber, Michael Schumacher da Mercedes e Paul di Resta da Force India foram os três últimos pilotos que conseguiram pontuar.
Webber teve um início lamentável e caiu para o 10 lugar enquanto lutava com o sistema KERS que a Red Bull optara em não utilizar na abertura da temporada na Austrália. Correndo com uma estratégia de quatro paradas, o que melhor lhe aconteceu foi o choque entre Alonso e Hamilton que os forçaram a ir para os boxes. “É difícil abrir vantagem quando alguém tem um KERS melhor,” disse Webber. “De qualquer maneira, foi um GP interessante e nós seguimos aprendendo. Não foi o nosso dia ainda mas estou lutando para que ele chegue.”
O bi-campeão Fernando Alonso da Ferrari evoluiu no decorrer da prova e estava batalhando por posição com Hamilton na 45 volta quando danificou sua asa após bater na traseira da McLaren. O espanhol parou imediatamente, enquanto Hamilton optou por mudar os pneus de seu carro danificado e Heidfield and Webber o ultrapassaram a quatro voltas do final. “Obviamente eu estava perto, a asa traseira não funcionou na última parte da corrida, então eu não pude ultrapassá-lo (Hamilton) na reta que era a melhor possibilidade,” disse Alonso. “Infelizmente tocamos um no outro, Eu quebrei a asa dianteira e tive que parar nos boxes novamente. Isso me custou o pódio hoje, mas tentaremos de novo na China.”
Vettel chega aos 50 pontos com a vitória, 24 a frente de Button com Hamilton em terceiro com 22. A próxima corrida é o GP da China, em Shangai.