O Hospital Geral de Chamanculo, na capital moçambicana, atendeu nas últimas 48 horas, isto é, de 29 a 30 de Dezembro que finda esta segunda-feira (31), 438 pessoas.
A directora daquela unidade sanitária, Gilda Tomásia, disse ao @Verdade que o número inclui 17 casos de acidentes de viação, 48 agressões físicas, dentre outras ocorrências.“Não tivemos internamentos porque todos os casos que deram entrada apresentavam feridas ligeiras”, disse e sublinhou o caso de um doente que perdeu a vida no mesmo hospital, vítima de depressão.
Segundo nos contou, a vítima chegou àquela unidade sanitária em estado grave e não foi possível reanimá-la, apesar de todo o esforço feito nesse sentido.
No concernente a casos gerais, dos quais a malária, virose e a hipertensão arterial, Gilda Tomásia referiu, sem fornecer dados concretos, disse que o número de doentes registou uma ligeira descida.
À semelhança do que acontece noutros hospitais, a nossa interlocutora informou-nos que foi reforçado o pessoal em todos os turnos com vista a fazer face à demanda causada pela agitação na viragem do ano. As equipas de enfermeiros e de serventes, que antes funcionavam com dois elementos cada, passam a ser compostas por três membros.
No geral, Gilda Tomásia considerou que na presente quadra festiva, o Hospital Geral de Chamanculo está a registar um movimento calmo comparativamente a anos passados.