Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

‘@Verdade cor-de-rosa – MFW Tou in!

Conto os vestidos… Conto os sapatos… confiro os meus ’kits’ de maquilhagem e acessórios! Estou quase ‘on’! Faltam três dias para o “Mozambique Fashion Week” (MFW). A semana de moda que marca Moçambique no circuito ‘fashion’ há cinco anos!

Coincide com a minha chegada a Maputo o que me faz, não só vestir a camisola pelo evento, bem como fazer parte – como espectadora e profissional – de um projecto que já é uma Marca Registada. Não sigo à risca as tendências da moda e tenho pouco de ‘fashion adiccted’. Acho que as pessoas devem vestir-se conforme a sua identidade e não pelo que os outros podem pensar. Sempre se tornam mais verdadeiras e interessantes. Agora voltando ao tema! Desde adolescente que acompanhei os grandes desfiles de moda em Portugal que começaram assim – timidamente.

Lembro-me do primeiro que foi na discoteca “Alcântara- Mar” o ‘club’ mais badalado de Lisboa no início dos anos 90’. Serviu de passerelle para as grandes ‘top models’ da altura. A Sofia Aparício, a Nayma e a Cláudia Mergulhão (ainda miúdas), a Ana Marta e uma “tropa” de respeito que incluía o agora actor Ricardo Carriço (que a minha amiga Lisa adorava), o Miguel Blanc – que se tornou num quarentão super charmoso, entre outros que tenho o prazer de ver sempre que lá volto. Do outro lado do mundo sonhava-se com as curvas da Naomi Campbell, Cláudia Shiffer, Cindy Crawford, Linda Evangelista e Kate Moss.

Foram tempos áureos que recordo com saudade e que – inconscientemente – me trouxeram alguma maturidade para entender o que há de novo num país, sem ficar “emocionada” com o devido respeito pelos novatos! Por aqui tasse bem já que a organização tem-me surpreendido ano após ano, principalmente na “réperage” dos locais escolhidos para as apresentações dos criadores.

É sempre um prazer voltar aos CFM, com a mesma sensação de “residente”. As escadarias do Conselho Municipal são também um dos marcos da cidade, o que confirma haver classe na escolha. Este ano a palavra de ordem são os ‘batiks’ “Made in Mozambique” e tive o privilégio de acompanhar a campanha e os materiais antes de saírem para a rua! Estão lindos! Obrigada Vasco J. Quero contar tudo ao pormenor para a semana mas levanto aqui o véu (que cliché!!) para participação de 25 novos ‘Young Designers’ (torço pessoalmente por alguns mas não vou dizer) e os dez estilistas estabelecidos que cresceram com o MFW nestes últimos cinco anos!

Não me posso esquecer do meu querido Nuno Gama que vem aí para arrasar as nossas vistas com a sua colecção para Homem e acessórios. Quero conhecer também o trabalho dos dez estilistas Pan-Africanos. As ‘partys’ têm de ser mesmo badaladas e com muita Gente Gira! Vistam-se a rigor – sem exageros – saiam para a rua, para os bares e acabem o ano em Festa – como sempre!

O meu bem-haja desta semana vai para o Vasco Rocha – homem sonhador e íntegro –, para a as minhas meninas Vanessa Figueiredo e Consuelo Soares, para o manequim Pedro Teixeira que se estreia nestas lides e, claro, para a equipa que faz isto acontecer!

WARETHWA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!