O atual recordista no ano dos 100 metros rasos, o velocista norte-americano Tyson Gay anunciou neste domingo que acusou positivo para uma substância não-identificável e que, por conta disso, vai desistir da disputa do Mundial de Atletismo, no próximo mês, em Moscovo.
Tyson Gay, campeão mundial em 2007 e detentor da melhor marca do ano nos 100 metros rasos (9.75 segundos), admitiu em conferência por telefone que foi notificado pela Agência Anti-Doping dos Estados Unidos (USADA, na sigla em inglês), na última sexta-feira, pelo resultado positivo da amostra A coletada no último dia 16 de maio.
“Não há sabotagem. Eu basicamente confiei em alguém e essa pessoa desapontou-me”, disse o velocista de 30 anos, que está a treinar em Amsterdão, na Holanda. “Eu cometi um erro”, admitiu Gay, que reforçou que nunca tomou, de forma consciente, nenhum medicamento ou droga que melhorasse a sua performance nas pistas.
“Estou a desistir do meeting de Mónaco (válido pela Liga de Diamante) e do Mundial de Moscovo.” Na esperança de ainda ser inocentado, Gay lembrou que, apesar do teste positivo na amostra A, a amostra B ainda deve ser testada.