A França derrotou o Uruguai por 4 x 1 nos penaltis, depois do 0 x 0 no tempo regulamentar e no prolongamento, e garantiu o seu primeiro título do Mundial de futebol sub-20 da Fifa no sábado (13).
Dimitri Foulquier anotou o quarto e decisivo penalti para delírio da claque francesa, selando a vitória da equipe que ainda superou Turquia, Uzbequistão e Gana antes de chegar à final.
Ainda no sábado, a seleção de Gana passou com facilidade pelo Iraque por 3 x 0 e garantiu o terceiro lugar da competição.
A competição foi tida como um teste para a Turquia, que almeja receber as Olimpíadas de 2020. A decisão do Comité Olímpico Internacional sai em setembro, e Istambul está na disputa com Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).
O presidente do comité organizador do Mundial sub-20, Jim Boyce, disse, no entanto, que ficou desapontado com o pouco público durante o torneio. “Tivemos algumas partidas realmente fantásticas, futebol de alto nível. Disputas de penalti e golos no último minuto”, afirmou em coletiva de imprensa. “Estamos obviamente desapontados com a presença nos jogos. Sei como as pessoas na Turquia são apaixonadas por futebol, mas por algum motivo não conseguimos o número esperado de adeptos.”