Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vários quilos de plutônio encontrados em usina atómica desativada na França

A descoberta de vários quilos de plutônio que constavam do inventário de uma usina atómica desativada desde 2003 no sul da França provocou o cessar do desmantelamento das instalações e a abertura de uma investigação. A Autoridade de Segurança Nuclear francesa indicou que foram encontrados 8 kg de plutônio, enquanto que o Comissariado de Energia Atômica francesa (CEA) afirmou que o volume é da ordem de 22 kg, mas que pode chegar a 39 kg. Em função desta descoberta, o ministro de Ecologia, Jean Louis Borloo, reclamou tansparência absoluta em termos de segurança nuclear.

O encarregado da campanha antinuclear da organização ecológica Greenpeace, Yannick Rousselet, considerou incrível a quantidade de plutônio, que deveria ser contabilizada em gramas. “Estamos falando do equivalente a cinco bombas nucleares. É algo alucinante”, declarou à AFP.

A Autoridade de Segurança Nuclear suspendeu as operações de desmantelamento da usina e deu início a uma investigação do caso.

A principal actividade da usina de Cadarache, criada em 1964, era a produção de combustível MOX para reatores nucleares. Em 2003 teve suas actividades encerradas e desde Março de 2009 estava sendo desmantelada.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!