Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vários mortos em explosões múltiplas em Jos no norte da Nigéria

Várias pessoas estariam mortas ou feridas na sequência de múltiplas explosões quesacudiram a cidade de Jos, no norte da Nigéria, na véspera de Natal, noticiou sábado a imprensa local. Estas explosões foram ouvidas em vários bairros da cidade, que se tornou mum foco de tensões étnico-religiosas nestes últimos tempos, enquanto os cristãos iam à igreja para assistir à missa de Natal e os que saíram para fazer compras regressavam às suas casas.

Um balanço definitivo das vítimas ou feridos não está disponível, mas vários diários e a Polícia mencionaram 20 mortos ou mais. Embora não se saiba ainda o que ocorreu realmente, as bombas visavam aparentemente bairros ou sítios cristãos, como uma igreja católica, bem como uma ponte e um mercado inaugurado recentemente pelo Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan.

Nenhum grupo reivindicou estes atentados, e receia-se que eles sejam da autoria da seita islamista “Boko Haram”, que é a instigadora de crises religiosas em várias regiões do norte da Nigéria, maioriatariamente muçulmana. Estes explosões ocorreram alguns dias depois de um tribunal de Jos ter condenado 15 pessoas a 10 anos de prisão por causa do seu papel nas violências étnico-religiosas que fizeram 55 mortos em Jos em Março de 2010.

Em represálias, depois das violências sectárias do mês de Janeiro, que fizeram 326 mortos, criadores Peuls muçulmanos teriam lançado um ataque na madrugada contra aldeões cristãos, queimando suas casas e abatendo com a arma branca e com armas de fogo os que tentassem escapar.

Querelas de longa data para as terras férteis entre criadores Peuls e aldeões maioritariamente cristãos, são responsáveis pelas violências constantes neste Estado outrora pacífico.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!