Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vandalizado sistema de abastecimento de água do Planalto de Mueda

Indivíduos desconhecidos vandalizaram a tubagem do sistema de abastecimento de água no planalto de Mueda, em Cabo Delgado, deixando pelo menos cinco comunidades privadas deste líquido.

Neste momento, as torneiras montadas nas comunidades de Mueda não jorram água e a população enfrenta uma crise de água potável.

O Governo distrital de Mueda disse estar preocupado com a situação, que acontece numa altura em que tudo está a ser feito para minimizar o problema de falta deste precioso líquido no planalto.

A título de exemplo, o sistema beneficiou de obras de reabilitação, num projecto que consistiu na substituição das motobombas por electrobombas, além da reparação da conduta adutora e da rede de distribuição.

São várias as acções tendentes a resolver o problema da falta de água no planalto de Mueda, algumas das quais contam com a participação da própria comunidade.

Trata-se de construção de caleiras e as respectivas cisternas para criar reservas de água, numa iniciativa das próprias famílias.

O administrador do distrito de Mueda, Xavier Pancela, disse que só no ano passado, foram construídas cerca de quatrocentas galeras, com as respectivas cisternas.

Pancela disse que a solução definitiva do problema de abastecimento de água ao planalto de Mueda está dependente da conclusão da terceira fase do projecto de reabilitação dos sistemas de Chomba e Chudi naquele distrito, e Mtamba em Nangade.

As obras deverão arrancar ainda este ano, uma vez que o Governo central já concedeu os fundos para a empreitada que consistirá na reabilitação da tubagem, entre outras componentes dos sistemas de abastecimento de água ao planalto de Mueda.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!