Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vale Moçambique promove poupança e crédito para 300 famílias

A companhia Vale Moçambique vai desenvolver um programa de poupança e crédito para 300 famílias residentes na vila de Cateme, província central de Tete.

Segundo a AIM, Um comunicado de imprensa da Vale, refere, sem avançar os montantes envolvidos, que o programa é de carácter comunitário. Esta iniciativa é de autoria da GAPI, Sociedade de Investimentos, uma instituição financeira moçambicana vocacionada para o desenvolvimento.

“Para tal, uma acção de formação de dez grupos de poupança e empréstimo na Vila de Cateme, cada um composto por 30 habitantes, arrancou em Janeiro último e terá a duração de três meses, permitindo a aprendizagem sobre como usar de forma adequada as plataformas de gestão de crédito, integradas numa estrutura funcional”, lê-se no comunicado.

A propósito do programa de crédito e poupança, Abdul Adamo, gerente de Desenvolvimento Social da Vale, disse que o processo de selecção dos 300 membros contou com o apoio do Governo e lideranças locais.

A iniciativa constitui um apoio às actividades que já estão a ser desenvolvidas em Cateme, viradas para a geração de renda, nomeadamente a criação de frangos, produção de hortícolas, bem como de culturas de rendimento, como o gergelim e o feijão.

Em relação aos 520 empreendedores que aderiram aos grupos de poupança e empréstimo, sendo 205 habitantes da Vila de Cateme e 315 na Vila de Moatize, estão já empregues tanto pela Vale quanto pelas empresas por si subcontratadas, facto que contribui para a redução dos índices de desemprego e promoção da prosperidade da população local.

Cateme é um dos assentamentos humanos para onde foram deslocadas 716 famílias, entre 2009 e 2010, na sequência do plano de transferência da população que vivia em Moatize na área concessionada à Vale para a extracção do carvão.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!