Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vale do Save: projecto de irrigação custa 19 milhões USD

Pouco mais de 19 milhões de dólares norte-americanos (USD) deverão ser aplicados no Projecto de Irrigação do Vale do Save (PIVASA), cuja implementação se insere no âmbito do aproveitamento dos recursos hídricos daquela bacia do Sul de Moçambique.

 

 

O PIVASA compreende a reabilitação e extensão do regadio de Chimunda, no distrito de Govuro, e a construção do regadio de Paunda, no distrito de Mabote, na província de Inhambane, ambos com uma extensão total de 2.000 hectares.

Este projecto é financiado pelo Banco Árabe de Desenvolvimento Económico em Africa (BADEA), o Fundo do OPEC para o Desenvolvimento Internacional (OFID) e o Governo moçambicano, e está sendo implementado pelo Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), em coordenação com o governo provincial de Inhambane.

“O PIVASA visa explorar os recursos hídricos por forma a mitigar os efeitos da seca que ciclicamente assolam a Província de Inhambane, garantir a segurança alimentar na região e, sobretudo, transformar a agricultura de subsistência numa agricultura comercial”, refere um comunicado de imprensa do FDA.

No âmbito do projecto, foram feitos estudos com vista a se determinar as várias componentes de sua implementação, cujo relatório será objecto de divulgação, num seminário a ter lugar, próxima terça-feira, em Mabote, um dos distritos contemplados.

O Seminário de Avaliação do Relatório Preliminar do Desenho do Projecto de Irrigação do Vale do Save tem como objectivo, para além de apresentar as conclusões do estudo, recolher as contribuições dos participantes em relação ao modelo de construção e gestão dos regadios, engajamento dos sectores chave como energia, combustíveis, estradas, assim como das comunidades locais, sociedade civil e sector privado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!