A multinacional brasileira Vale do Rio Doce está a investir na prospecção para a exploração de fosfato no povoado de Carapira, distrito de Monapo.
A fonte da Direcção Provincial de Recursos Minerais e Energia em Nampula, que facultou esta informação ao Wamphula fax, disse que as primeiras amostras efectuadas no local apresentam-se promissoras, mas só as análises laboratoriais poderão ditar os resultados finais.
No quadro deste programa, uma equipa técnica daquela empresa encontra- se no terreno a prosseguir as investigações, por forma a apurar outros resultados para exploração daquele minério.
Os acordos para a exploração daquele minério foram já rubricados entre a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, e o representante da empresa Vale do Rio Doce.
Segundo nos foi informado, o projecto prevê empregar mais de 50 trabalhadores, maioritariamente, residentes naquele povoado.
Fonte da empresa afirmou que está já em curso o processo de mobilização do respectivo equipamento para o arranque do projecto, ainda este ano.
Entretanto, Fernando Saide, administrador de Monapo disse, sem mencionar os nomes, que outros operadores estrangeiros manifestaram, igualmente, interesse em explorar pedras preciosas, fosfato e outros recursos naquele distrito. Wf