Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vale do Rio Doce começa oficialmente a explorar carvão em Moçambique

Vale do Rio Doce começa oficialmente a explorar carvão em Moçambique

A companhia mineira brasileira Vale do Rio Doce iniciou formalmente este domingo a exploração de carvão metalúrgico e térmico em Moatize, na província de Tete, centro de Moçambique. Uma implosão numa mina e céu aberto foi o acto simbólico que marcou o início da exploração numa cerimónia que contou com a presença do Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.

Falando na ocasião Guebuza afirmou que esta mina é mais “um marco na luta contra a pobreza.”

Também presente na cerimónia Presidente da Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, prometeu ainda a produção de 300 milhões de litros de biodiesel, dos quais a Vale usará cerca de metade. “Moçambique é um país de oportunidades. Temos de sonhar com combustíveis renováveis.” afirmou Agnelli.

O início das operações da Vale do Rio Doce, a maior mineradora do mundo segundo a revista Forbes, faz com que a província de Tete aumente a sua produção de carvão, das actuais 30 mil toneladas por ano, produzidas pela pequena empresa britânica Beacon Hill, para um milhão de toneladas anuais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!