Cerca de 85 milhões de dólares norte-americanos deverão ser postos à disposição de Moçambique, a partir de 2011, para minimizar o défice que se regista na África Austral em termos da produção de energia eléctrica.
Concretamente, o valor vai ser aplicado na reabilitação de barragens inaproveitadas e na viabilização de mais estudos visando a edificação de empreendimentos do género, “aproveitando-se o vasto potencial hidrológico disponível em Moçambique”, segundo fonte adequada da Embaixada da Noruega em Maputo.
A mesma fonte alertou, entretanto, as autoridades governamentais moçambicanas no sentido de observarem “na construção de infra-estruturas hidrográficas aspectos ambientais saudáveis”.
Entretanto, e de acordo ainda com fonte daquela representação diplomática, aquele país nórdico poderá ainda apoiar Moçambique nos seus esforços de construção de uma central térmica na província central de Tete para assegurar a ligação entre Moçambique e Malaui, caso este país venha a mostrar interesse pelo projecto.
A melhoria da capacidade de abastecimento de corrente eléctrica às regiões Centro e Norte de Moçambique constitui outro dos objectivos daquele empreendimento, cujo financiamento ainda não está disponível.