Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

USD 770,5 milhões para estabilização do Metical

Resultante da injecção pelo Banco de Moçambique (BM) no Mercado Cambial Interbancário de cerca de 770,5 milhões de dólares norte-americanos, o Metical registou uma apreciação de 1,37%, até finais de Novembro de 2020, face ao USD, reduzindo, desta forma, a depreciação acumulada da divisa moçambicana para 28,57% que se regista desde o início do presente ano.

 

 

A venda pelo BM de divisas naquele montante representa mais 60,8 milhões de dólares norte-americanos, relativamente ao período homólogo do ano anterior, segundo o banco central moçambicano, realçando que a situação reforça a tendência de “estabilidade no sentido de apreciação”.

A mesma tendência observa-se nos restantes segmentos do mercado cambial, ou seja, bancos comerciais e casas de câmbio e reflecte o reforço da “confiança” dos agentes económicos no comportamento futuro do Metical, bem como o “impacto” das intervenções realizadas pelo BM através da disponibilização de volumes adicionais de divisas, segundo ainda aquela instituição financeira que serve de banqueiro do Estado.

Combustíveis

Entretanto, ainda em Novembro último e no âmbito da cobertura integral pelo BM da factura de importação de combustíveis líquidos, foram disponibilizados ao Mercado Cambial Interbancário cerca de 53 milhões de dólares norteamericanos para se garantir aquele processo, valor que representa cerca de USD 20,5 milhões a mais relativamente ao do mês anterior de Outubro de 2010.

Neste período, o barril de Brent aumentou em 16,6%, no mercado internacional, mas em Moçambique o preço dos combustíveis não foi mexido devido à existência de um subsídio do Estado aprovado pelo Governo para pagamento às gasolineiras por forma a que estas mantenham inalterado o preço até Dezembro de 2010.

Já para todo o próximo ano está alocado um outro subsídio aos combustíveis no valor global de 1197 milhões de meticais, segundo Manuel Chang, ministro das Finanças.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!