Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

USD 50 milhões para sistema de irrigação agrária

Cerca de 50 milhões de dólares norte-americanos estão já disponíveis para a montagem do sistema de irrigação alternativo à gritante falta de chuva que se regista com intensidade no Sul do país.

Grosso número do referido sistema será montado nas províncias de Gaza e Maputo, “duramente afectadas pela estiagem”, segundo o ministro da Agricultura, Soares Nhaca, indicando que se está a recorrer ao sistema de irrigação porque a produção sequeira está a resultar em fracasso total devido à falta de precipitação pluviométrica regular. “Muitas culturas lançadas à terra a partir de Setembro último, altura do início da campanha agrícola 2009/2010, são dadas como já perdidas devido à seca”, realçou Nhaca.

Gaza

Por seu turno, o governador de Gaza, Raimundo Diomba, revelou estar já em curso naquela região um trabalho de recuperação de pequenos sistemas de irrigação para serem usados nesta safra agrícola, “mas estamos a deparar com a escassez de água, pois encontramo-la, em muitas regiões, a mais de 100 metros de profundidade”. A seca, em Gaza, está a afectar cerca de três mil camponeses, cuja produção da presente campanha é tida como já perdida na totalidade por ser de sequeiro, segundo estimativas de Diomba.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!