Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Clima económico em alta em Outubro de 2009

Continuou em alta, em Outubro de 2009, o Indicador do Clima Económico em Moçambique, de parceria com as expectativas de emprego manifestados pelos agentes económicos de pouco mais de 700 unidades económicas do país.

A sua evolução favorável deveu-se à avaliação ligeiramente positiva da confiança dos sectores de Transportes, Construção e Comércio, indiciando “boas perspectivas da procura e do volume de negócios, que pode estar associada à expectativa positiva gerada pela quadra festiva de 2009”, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Expectativas de emprego

O INE refere quanto à expectativa de emprego que a ascensão da confiança, em Outubro último, continuou a dever-se aos contributos positivos dos sectores dos transportes e de construção, bem como de alojamento e restauração, enquanto o sector do comércio manteve estáveis as expectativas de emprego e os da indústria e outros serviços registaram uma redução das opiniões favoráveis ao emprego futuro.

Refira-se que o indicador de expectativas de emprego continuou o movimento ascendente iniciado em Abril de 2009, “ainda que tenha sido a um ritmo baixo relativamente a Setembro”, elucida o INE, apontando que, em contrapartida, o emprego actual continuou a ser avaliado em baixa relativamente aos dois meses anteriores.

Refira-se ainda que os inquéritos qualitativos de conjuntura são instrumentos de análise e interpretação da evolução da actividade económica no curto prazo que visam enriquecer a análise da conjuntura interna, no que diz respeito ao sector real, e contribuir para a tomada de decisões de política mais acertadas e com a oportunidade desejada.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!