Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

USD 45 milhões do FIDA disponíveis a partir de Junho deste ano

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) deverá disponibilizar no presente ano de 2011 cerca de 45 milhões de dólares norte-americanos destinados a apoiar pequenos agentes económicos moçambicanos do sector pesqueiro.

A medida visa evitar a falência de pequenos operadores de pesca do sector artesanal, principalmente, segundo Custódio Mucavele, oficial de Programas do FIDA, em Moçambique, acrescentando que o montante deverá ser desembolsado a partir de Junho de 2011.

O programa terá uma duração de cinco anos e faz parte do rol de 10 projectos de desenvolvimento socioeconómico apoiados pelo FIDA em Moçambique até 2016, de acordo ainda com aquele responsável, acrescentando que um trabalho visando a identificação de potenciais beneficiários do projecto de pesca está já em marcha no país.

O esforço inclui acções de treinamento de pescadores em matéria de gestão financeira, ligação com potenciais mercados de venda e diversificação de técnicas de pescas ambientalmente sustentáveis, segundo ainda Mucavele, ajuntando que o apoio daquela instituição da família da Organização das Nações Unidas (ONU) visa contribuir para o aumento da qualidade e competitividade do sector artesanal de pescas no país.

Refira-se que devido à crescente subida de preços de combustíveis no mercado internacional, muitos operadores nacionais de pesca têm vindo a abandonar aquela actividade, dedicando-se ao comércio e outras tarefas tidas como mais produtivas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!