Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo procura 1,6 bilião de dólares para financiar projectos em Moçambique

O Governo moçambicano está à procura de um financiamento externo estimado em cerca de 1,6 bilião de dólares norte-americanos para financiar projectos tidos como altamente prioritários, entre os quais está o de melhoramento do fornecimento da energia eléctrica na cidade de Maputo.

Este projecto está avaliado em cerca de 250 milhões de dólares norte-americanos, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), destacando que a contracção da dívida insere-se no projecto Manutenção da Sustentabilidade Externa Atendendo as Necessidades de Investimento em Infra-estruturas.

O referido projecto foi desenhado pelo Governo com a assessoria técnica do FMI e Banco Mundial. O financiamento destina-se a complementar o apoio dos doadores externos em projectos de investimento prioritário em consideração, encontrando-se o Governo envolvido na procura de empréstimos não concessionais.

Este tipo de financiamento estava inicialmente estimado em cerca de 100 milhões de dólares norte-americanos, valor aumentado para 1,6 bilião de dólares norte-americanos de forma a permitir o financiamento de todos os projectos altamente prioritários.

Refira-se, entretanto, que este financiamento tem um elemento de concessionalidade de 34% que é quase o valor limite de concessionalidade do programa, segundo ainda o FMI.

As negociações para muitos destes projectos com financiamento não concessional já foram concluídas ou estão numa fase muito avançada, esperando as autoridades moçambicanas que o seu ritmo de contratação venha depois a diminuir a partir daí.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!