Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Universidade Pedagógica gradua licenciados e mestres em Nampula

A Universidade Pedagógica (UP), Delegação de Nampula graduou, esta segunda-feira (08), 1.290 licenciados em diversos cursos e 15 mestres. Tratou-se da X cerimónia da mesma instituição.

O pró-reitor da UP, José Castiano, desafiou os recém-graduados a colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação de modo a fazer diferença na sociedade sem se afastarem das comunidades. Segundo ele, uma pessoa que termina um curso superior está munida de competências para desenvolver actividades que possam promover o auto-emprego e dar oportunidades aos outros cidadãos.

Aquele académico disse ainda que a UP está em constante crescimento e preparada para fazer face aos desafios impostos aos estabelecimentos de ensino superior no país, tais como a construção de infra-estruturas modernas que assegurem um funcionamento pleno. Neste momento, existem projectos em carteira para a construção de bibliotecas, laboratórios, casas para os docentes, dentre outras iniciativas.

O representante dos graduados, Octávio Paulo Safrão, anotou que os novos técnicos estão preparados para enfrentar os obstáculos do mercado de emprego e ciente das dificuldades que poderão enfrentar no terreno, principalmente por causa dos anos de experiências que têm sido exigidos pelos empregadores.

A governadora da província de Nampula, Cidália Chaúque, disse que a formação só será preciosa se a mesma for transmitida ao próximo com profissionalismo e dedicação.

“Acompanhar e fomentar o crescimento significa também prever melhores professores para o Sistema Nacional de Ensino. Esses professores devem ser capazes de despertar nos alunos a necessidade de ler e aprender para a era das tecnologias, igualdade de género, dentre outros problemas que apoquentam o nosso país”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!