Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

UniLúrio sagra-se campeã Provincial de Atletismo em Nampula

A Universidade Lúrio (UniLúrio) conquistou, no último sábado (19), o Campeonato Provincial de Atletismo, em seniores femininos e masculinos em pista de cinco e 10 mil metros, respectivamente, edição 2014. A prova, que decorreu em duas jornadas, contou com a participação de cinco equipas, todas da capital provincial, nomeadamente Ferroviário de Nampula, UniLúrio, Escolas Secundárias de Cossore e Maparra, Núcleo de Cimento e Portadores de Deficiência Auditiva (PDA).

Ana Augusto afirmou-se, no último fim-de-semana, como campeã invicta ao conquistar o primeiro lugar no Campeonato Provincial de Atletismo em Nampula por seis vezes consecutivas com a “camisa” da UniLúrio. A “atleta de bandeira”, como é carinhosamente tratada no seio daquela equipa universitária, teve a dura missão de vencer a sua colega de equipa Sónia Alberto.

Refira-se que Ana Augusto não precisou de muito esforço na pista para levar a melhor sobre as adversárias. A meta era percorrer 10 mil metros, mas a atleta fez 12 mil em 40 minutos, 51 segundos e 62 centésimos, ocupando a primeira posição.

Já Eurico Celestino, outro representante da UniLúrio em seniores masculinos, em pista cinco mil metros, venceu o seu adversário directo, Joaquim Augusto, com o tempo de 14 minutos, 28 segundos e 15 centésimos.

Reacção dos intervenientes

Ana Augusto, falando ao @Verdade momentos após a prova, disse que a vitória é fruto de muito empenho e dedicação. Aquela desportista afirmou, igualmente, que estava ciente do sucesso, razão pela qual não se sentiu muito ameaçada pela sua oponente.

“Sinto-me orgulhosa, pois irei representar a província no Campeonato Nacional de Atletismo, e essa é uma enorme responsabilidade. Vou fazer de tudo para dignificar Nampula e a UniLúrio”, disse.

A atleta afirmou que, para o sucesso da sua colectividade no Campeonato Nacional da modalidade em Tete, necessita de apoio moral e/ou financeiro da população. Recorde-se que Ana Augusto tem 19 anos de carreira e milita na Universidade Lúrio desde a criação daquele estabelecimento de ensino superior público.

À semelhança de Ana, Eurico Celestino, outro representante da província de Nampula em seniores masculinos, era um jovem visivelmente satisfeito. O campeão provincial disse que a vitória resulta de muita fé e empenho, pese embora reconheça as dificuldades por que passou, sobretudo a falta de material desportivo e incentivos.

“Estou feliz pela minha qualificação, e penso que estou preparado para ombrear em pé de igualdade com os atletas de outras províncias. Acredito que vou trazer medalhas para Nampula”, afirmou.

APAN confiante na conquista de lugares cimeiros em Moatize

António Mendes, presidente da Associação Provincial de Atletismo de Nampula (APAN), fez uma avaliação positiva do Campeonato Provincial da modalidade, não obstante ter reconhecido algumas dificuldades. “Tendo em conta o nível competitivo que tivemos neste campeonato, esperamos conquistar os lugares cimeiros em Tete”, referiu.

A província de Nampula far-se-á representar no Campeonato Nacional de Atletismo a ter lugar entre os dias 11 e 17 de Agosto em Moatize, Tete, com pelo menos 16 atletas dos escalões de juvenis, juniores e seniores dos clubes Ferroviário de Nampula e Universidade Lúrio.

Importa referir que a província de Nampula conta com pouco mais de 100 atletas e um total de seis colectividades filiadas à agremiação, nomeadamente o Ferroviário de Nampula, a Universidade Lúrio, a Academia Militar, e as Escolas Secundárias de Maparra e Cossore, e Teacane.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!