Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Unidades sanitárias ainda funcionam com recurso a lanternas em Nampula

Devido à falta da corrente eléctrica da rede nacional, a maior parte das unidades sanitárias, das 10 existentes na cidade de Nampula, continua a funcionar com recurso a lanternas, por falta de geradores de energia. A título de exemplo, os centros de Saúde 25 de Setembro, Muahala- Expansão e Posto Anexo ao Hospital Psiquiátrico estão a operar de forma deficitária. Por este motivo, o tratamento dos pacientes tem sido limitado.

O @Verdade visitou o Centro de Saúde 25 de Setembro, um dos que acolhe cerca de 400 pacientes em média diária, tendo constatado deficiências originadas por falta de um gerador de energia.

Do Banco de Socorros, os doentes são obrigados a regressar aos seus locais de proveniência devido à morosidade no atendimento, principalmente, no período nocturno por carência da luz. O @Verdade ficou a saber que aquela unidade sanitária possui um gerador que não está a funcionar por falta de combustível.

“A falta de energia está a prejudicar- nos bastante”, disse a paciente Paula Bernardo, tendo acrescentado que teria chegado às primeiras horas do dia e até às 15h00 não tinha sido atendida.

Benildo André, outro utente daquela unidade sanitária, lamentou o facto de os agentes de diferentes serviços daquela instituição de saúde estarem a ser oportunistas, fazendo cobranças ilícitas para o alegado tratamento urgente.

Leonel Namuquita mente ao @Verdade

O director de Saúde, Mulher e Acção Social da Cidade de Nampula, Leonel Namuquita, disse que o seu sector disponibilizou geradores devidamente preparados para responder à demanda, sobretudo durante a noite.

“Alocámos geradores para assegurar os trabalhos nos bancos de socorros e outros sectores chave”, disse.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!