Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

UNICEF satisfeito com Moçambique

Pouco mais de 5,5 milhões de indivíduos de zero a 18 anos de idade de 91 distritos e três cidades moçambicanos foram registados, entre 2004 e 2009, por brigadas móveis da Direcção Nacional de Registos e Notariado, facto que valeu a conquista de uma medalha conferida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) por Moçambique no conjunto dos países africanos localizados ao Sul do Sahara.

“Não foi fácil alcançar-se aquele número que representa quase metade de todas as crianças moçambicanas menores de 18 anos devido à intransitabilidade de quase todo o país”, frisou Roberto De Bernardi, representante adjunto do UNICEF, em Moçambique, especificando que grande número das crianças registadas é das que se encontram na condição de desamparadas devido ao último conflito armado oficialmente terminado em 1992 e a doença do HIV/SIDA.

Por seu turno, Alberto Nkutumula, vice-ministro da Justiça, chamou a atenção dos funcionários da Direcção Nacional dos Registos e Notariado no sentido de aproveitarem a experiência adquirida no registo de nascimentos de crianças por brigadas móveis “para continuarmos com a acção mesmo quando, em 2011, terminar o projecto financiado pelo UNICEF”.

O projecto custou aos Países Baixos o correspondente a três milhões de dólares norte-americanos por ano e deverá terminar no próximo ano, segundo ainda Bernardi.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts