Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

União Europeia desembolsa fundos em Janeiro para Moçambique

A União Europeia deverá desembolsar a sua ajuda financeira de apoio ao Orçamento do Estado de 2011 ao longo do presente mês de Janeiro, segundo fonte competente do Executivo de Maputo.

“Tenho informações credíveis que apontam que a União Europeia vai desembolsar este mês de Janeiro de 2011 a sua ajuda financeira a Moçambique para este ano”, revelou o ministro das Finanças, Manuel Chang, realçando não ter também nenhuma informação de cortes substanciais da ajuda de algum país europeu devido à crise financeira mundial.

O representante da União Europeia em Moçambique, Glauco Calzuola, havia garantido à imprensa moçambicana, em Dezembro de 2010, que aquela comunidade vai manter o valor global da ajuda programática de 622 milhões de euros, valor canalizado pela organização através de um fundo de apoio válido durante o período 2008/2013.

Há um outro fundo aprovado pela UE, em Outubro de 2010, de 22 milhões de euros para apoiar o país na assistência alimentar. Importa salientar que no global a ajuda externa para 2011 é de cerca de 412 milhões de dólares norte-americanos, valor que representa menos USD 60 milhões face ao de 2010, dos quais o Banco Mundial (BIRD) já desembolsou cerca de 85 milhões de um total de 110 milhões de dólares prometidos para Moçambique para o presente ano.

O adiantamento do BIRD foi feito em Dezembro último. Lembra-se que, em Janeiro de 2010, o Governo esperava receber 175 milhões de dólares dos parceiros de cooperação (G19), mas os fundos de apoio ao Orçamento do Estado só começaram a ser desembolsados com fluidez em Maio do mesmo ano devido a imposições do G-19 em querer ver antes o início do processo de revisão da Lei Eleitoral moçambicana para começar com os desembolsos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!