Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

União Europeia capacita funcionários do FIPAG em Nampula

A União Europeia (UE) está a investir mais de 50 milhões de meticais na capacitação de funcionários do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), numa primeira fase nos municípios das cidades de Nampula e de Angoche.

O director executivo do FIPAG, Pedro Paulino, disse que a iniciativa vai durar quatro anos e visa melhorar a funcionamento da empresa no que diz respeito ao desenvolvimento, operação e manutenção sustentável das infra-estruturas de transporte do precioso líquido.

Indicou que os actuais desafios do sector incluem o aumento do capital humano, assegurar a eficiência e a sustentabilidade dos serviços prestados e a longevidade das infra-estruturas.

O representante da UE, Toine Ramaker, indicou que a capacitação insere-se num programa de facilidades para a água que, neste momento financia 12 projectos em todo o país orçados em 41 milhões de euros.

O director provincial de saúde, Mahomed Riaz, apontou que o abastecimento de água é assumido pelo governo local como uma das formas de alívio à pobreza e de melhoria à saúde pública, dentre outros ganhos.

Ele pediu aos executores do projecto para que nas próximas vezes contemplem também a cidade portuária de Nacala e aumentem o número de beneficiários da água para 70 mil pessoas. Refira-se que a taxa de cobertura da população urbana em Nampula é de 61%, cerca de 573.725 consumidores.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!