O conceituado escritor moçambicano Ungulani Ba ka Khosa, pseudónimo de Francisco Esaú Cossa, venceu na quinta-feira, a quarta edição do prémio anual BCI Literatura referente ao ano 2013, organizado pelo Banco Comercial de Investimento (BCI) para promoção da literatura em Moçambique. A obra premiada é “Entre Memórias Silenciadas”.
Trata-se de um trabalho que aborda histórias recentes que acompanham a vida dos moçambicanos, com especial atenção para os campos de reeducação, estabelecidos após a independência do país, em 1975.
Falando aos convidados, Ungulani disse que o prémio, 200 mil meticais, é consequência do seu trabalho como escritor, por que “os prémios não são a razão nem a finalidade de quem escreve, mas sim a consequência da escrita”, daí que promete continuar a escrever para educar e consciencializar os leitores.
Ungulani tenciona ainda lançar mais um livro ao longo deste ano, mas lembra que não vai concorrer em nenhuma competição do género, com vista a dar espaço aos outros artistas.
De referir que para o prémio Literatura BCI 2013 concorreram diversos escritores nacionais, membros da sociedade civil e membros da direcção do Banco Comercial de Investimentos.