Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Um mascote Macua para a selecção Portuguesa

Um grupo de amigos de Carlos Queirós, o actual seleccionador da selecção portuguesa, está a preparar, em Nampula, uma estatueta, ao que nos consta de pau preto, que será benzida na Igreja onde o treinador foi baptizado.

Esta estatueta vai ser entregue a Queirós, pedindo-lhe que a leve à África do Sul, como mascote da selecção de Portugal que vai disputar, naquele país africano, o Campeonato Mundial de Futebol. Esta iniciativa está a circular através de um e-mail que há dias chegou ao nosso jornal. Dado o impacto do referido e-mail, transcrevemo-lo a seguir na íntegra, com a devida vénia: “Carlos Manuel Brito Leal de Queroz nasceu em Nampula, Moçambique, a 1 de Março de 1953, onde jogou futebol no Ferroviário até aos juniores.

A 11 de Julho de 2008 aceita o chamamento para assumir a posição de seleccionador nacional, lugar deixado vago por Luís Filipe Scolari, com objectivo de participar no campeonato mundial de futebol “África do Sul 2010”. Quando da vinda para Portugal o Sr. Scolari trouxe “Nossa Senhora do Caravaggio”, de quem era devoto. Com a ida de Felipão, também a santa abalou. Um grupo de amigos pretende colmatar este vazio e propõem-se ir a Nampula, terra natal de Carlos Queirós e enviar-lhe a padroeira da sua terra natal para o acompanhar.

A estatueta será esculpida por artesão nampulense, em madeira preciosa, com os ornamentos que os amigos desejarem, será benzida na Igreja onde foi baptizado Carlos Queirós e enviada para Portugal, pelos caminhos e cerimoniais que espontaneamente seja a vontade dos amigos. Ao chegar a Lisboa, a imagem será oferecida ao Professor Carlos Queirós, pedindo-lhe que a leve para a África do Sul, acompanhando a Selecção Nacional Portuguesa.

Breve Historial Em 1975 foi para Portugal, onde ingressou no Instituto Superior de Educação Física de Lisboa ISEF, fez a licenciatura, mestrado e leccionou como assistente convidado. Começa a carreira de treinador no Grupo Desportivo Estoril Praia em 1984, como adjunto de Mário Wilson, outro grande futebolista moçambicano, também ele mais tarde timoneiro da Selecção Nacional de Portugal.

Em 1987 foi chamado a integrar o quadro da Federação Portuguesa de Futebol, com vista a desempenhar o cargo de seleccionador das camadas jovens. Neste lugar fez explodir valores como Luís Figo, Rui Costa, Emílio Peixe, Victor Baia, Paulo Sousa, Fernando Couto, João Vieira Pinto, entre outros, com os quais ganhou dois Mundiais SUB 20, Arábia Saudita 1989 e Portugal no ano de 1991. Em 1994 foi convidado a assumir o cargo de seleccionador nacional perspectivando o mundial dos EUA, missão que não correu muito bem.

Entretanto trabalha nos EUA, Japão, Emiratos Árabes Unidos, África do Sul, Espanha, Inglaterra, onde treinou selecções nacionais e alguns clubes tais como, Real Madrid, Manchester United, Sporting Clube De Portugal. Todos os que queiram participar nesta corrente de amizade, mandem um E-mail para o seguinte endereço: amigoscqueiros.moz@gmail.com Passe esta mensagem aos seus amigos e a todos que queiram apadrinhar esta causa.”

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!